Publicado em: 07/06/2017
Muita gastronomia e cultura italiana a 29 quilômetros de Goiânia, de hoje a domingo
Abertura oficial com autoridades está prevista para 20h30min. Além da culinária, os destaques da noite são as apresentações do Grupo Folclórico ÍtaloBrasileiro e do cantor grego Patrick Dimon
Por  

A abertura oficial acontece às 20h30 com presença de autoridades. Além dos representantes da cidade, o governador Marconi Perillo, senadora Lúcia Vânia e o deputado federal Marcos Abrão já confirmaram presença.

 

Um pouco antes, às 19h, será realizada missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, celebrada com trechos em italiano, uma recordação para as nonas que aprenderam a rezar na língua de seus pais e avós.

 

O premiado Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, de Nova Veneza(SC), fará apresentação de dança típica. Serão 20 dançarinos vestidos à caráter com muito ritmo e animação.  A solista lírica da cidade, Amanda Diovanna Bosco, de apenas 10 anos, abrilhanta a noite com repertório em italiano.

 

Para fechar a noite em grande estilo, haverá a apresentação do cantor Patrick Dimon interpretando sucessos de sua carreira e clássicos da música italiana.  Compositor e cantor de nacionalidade grega e radicado no Brasil, ele possui disco de ouro e platina em sua discografia, gravação de músicas para novelas da Globo e SBT, e canções de vários idiomas.

 

Fora isso, tem muito sabor. A Cantina da Nova, restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza, juntamente a mais 40 estandes gastronômicos preparam um diversificado cardápio de pratos italianos para os visitantes: massas, risotos, inhoques, lasanhas pizzas, polenta, carnes estarão sendo servidos aos visitantes no evento, sediado na cidade Nova Veneza, a 29 quilômetros da capital

 

Rainha e princesas

 

Trazendo um pouco do charme da era das monarquias para o Festival Italiano de Nova Veneza,  uma rainha e duas princesas  foram eleitas para a 13ª edição do evento, marcada para os dias 1º a 4 de junho. Elas atuarão como anfitriãs do evento, emprestando todo seu carisma para receber os visitantes. Ana Kássia Tomáz Pivetta personificará a rainha e as princesas serão Mara Rúbia Pereira  e Maria Luiza Rodrigues Ribeiro serão as princesas. Moradoras da cidade, trazem consigo o espírito acolhedor do povo veneziano.  

 

O evento segue até domingo com programação recheada de gastronomia, música, dança, esporte, artesanato e até jogo de cartas típicos. De acordo com a organização do evento, mais de 100 mil visitantes são esperados na cidade. “A cada ano, os moradores  se envolvem mais da festa. Estamos de braços aberto para compartilhar um pouco de nossa cultura”, convida a presidente Associação Pró-Festival Italiano, Hermione Stival, responsável pela organização do evento.

 

Como chegar à Nova Veneza

Situada a 29 quilômetros da capital e com pouco mais de nove mil habitantes, a cidade Nova Veneza abriga memórias que compõem a história da ocupação italiana do Brasil, o que inclui uma comunidade de imigrantes italianos em solo goiano. Há duas rotas rápidas de acesso à cidade. Para quem saí de Goiânia, o caminho é pela GO 080, que dá acesso a Nerópolis em via duplicada. De Nerópolis, é preciso pegar a GO 222 para chegar à cidade. Outra opção é GO 462, na saída do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Já quem sai de Anápolis, o ideal é chegar a Nova Veneza por Nerópolis.
























coordenação geral: Hermione Stival Moreira / Adilon José Ferreira   apoio: Maria do Carmo Basílio