Publicado em: 12/05/2017
Prefeita e viceprefeito de Nova Veneza buscam parceria com Embaixada da Itália
Por Ana Paula Almeida  

O embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, recebe comitiva de Nova Veneza nesta terça-feira, 16 de maio, na Embaixada da Itália em Brasília. O grupo será conduzido pela prefeita da cidade, Patrícia Amaral Fernandes, o vice-prefeito Alessandro Stival e a presidente da Associação Veneziana Pró Festival Italiano (Afesti), Hermione Stival, que irão entregar ao diplomata o convite para o 13º Festival Italiano de Nova Veneza, marcado para 1º a 4 de junho. Outro objetivo é buscar aproximação com a Embaixada para fortalecer as tradições e heranças culturais no município goiano, que surgiu com a vinda de imigrantes italianos no século XX.

 

Entre as pedidos ao embaixador, os governantes de Nova Veneza irão propor um intercâmbio com o Governo da Itália a fim de se realizar parcerias e intercâmbio cultural, especialmente com a cidade italiana de Veneza. Os planos dos gestores é criar um calendário de novos eventos durante o ano e potencializar o turismo cultural na cidade.

 

“Ao longo de 13 anos, o Festival Italiano evidenciou o quanto o resgate das origens faz bem para a autoestima dos moradores e para a economia da região.  A cidade se envolve e se alegra com a festa,  que também gera oportunidades para a população”, considera a prefeita da cidade, Patrícia Amaral.

 

Com pouco mais de nove mil habitantes, o município é um pedacinho da Itália no Brasil. Cerca de 60% dos moradores de Nova Veneza são descendentes de italianos, principais responsáveis pela formação do município no início do século XX.  O festival surgiu para valorizar as tradições herdadas pelos imigrantes e perpetuá-las nas gerações mais jovens, além de gerar trabalho e renda para a população.

 

Hoje, já são mais de 100 mil visitantes todos os anos.  O evento gera cerca de 1500 postos de trabalho e movimenta toda a cadeia produtiva da região, desde produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais de setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros.

 

A visita também será acompanhada pelo comendador Oswaldo Stival, ex-prefeito de Nova Veneza que lançou o festival. Descendente italiano, ele recebeu do governo da Itália, em 2006, a Comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, concedida por sua contribuição à perpetuação da cultura italiana por meio do evento. Somente 20 brasileiros já receberam a honraria.  O empresário José João Batista Stival também participará da comitiva.

 

Patrícia Finotti - Lifestyle



coordenação geral: Hermione Stival Moreira / Adilon José Ferreira   apoio: Maria do Carmo Basílio