Publicado em: 21/02/2019
Informações da 15ª Edição Festival Italiano de Gastronomia e Cultura2019
Por Coordenação do Evento  

Informações importantes sobre o 15º Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza-Goiás

 

 

O Festival é coordenado pela AFESTI(Associação Veneziana Pró-Festival Italiano) e continuará com o mesmo formato apresentado no portfólio do ano passado. Acontecerá nos dias 06, 07, 08 e 09 de junho de 2019. Serão aguardadas aproximadamente 100 mil pessoas nos quatro dias. Será um evento gastronômico enriquecido com manifestações culturais, incluindo músicas, danças típicas, apresentações de corais, lançamento de livros literários, cinema italiano(em parceria com a Embaixada Italiana), entre outras.

Nova Veneza (população de 10.000 habitantes) faz parte da Região Metropolitana de Goiânia (2,5 milhões de habitantes), distante a 40 quilômetros de Goiânia e a 200 quilômetros de Brasília-DF.

O Festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado de Goiás e de empresas parceiras, sob a coordenação da AFESTI, que banca 50% dos custos do Festival. Portanto, não se trata de um evento financiado exclusivamente pelo Poder Público.

A estrutura inclui stands de artesanato (parceria com o SEBRAE-GO), stands  de doces, cafeteria e, também,de comidas e bebidas, ocupados, em sua maioria, por pessoas do município. Trata-se de um evento que gera emprego, renda e  estimula a economia local.

A AFESTI tem a cantina principal do evento, Cantina da NONNA, que gera os recursos para pagar duzentos e cinquenta trabalhadores que atuam na produção de alimentos, limpeza, segurança, apoio técnico, animadores de palco e artistas.

A meta é transformar o festival em atividade permanente de gastronomia e turismo para gerar trabalho e renda ao longo do ano todo, ou seja, não ficar restrito a quatro dias de festa.

Porém, para alcançar a  meta principal que é a criação de  um pólo turístico de gastronomia, para  sustentar a cultura italiana, precisamos de parcerias, idéias e apoios.







coordenação geral: Hermione Stival Moreira / Adilon José Ferreira   apoio: Maria do Carmo Basílio