Publicado em: 31/05/2017
Está servido?
Festival em Nova Veneza começa na quinta, 1º de junho, e traz o sabor italiano para os goianos com sabor e economia. Pratos custarão de R$ 10 a R$ 30
Por Raquel Pinho  

A Cantina da Nova, restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza, juntamente a mais 40 estandes gastronômicos preparam um diversificado cardápio de pratos italianos para os visitantes. De 1º a 4 de junho, massas, risotos, inhoques, lasanhas pizzas, polenta, carnes estarão sendo servidos aos visitantes no evento, sediado na cidade Nova Veneza, a 44 quilômetros da capital

Uma das  novidades do ano serão as lasanhas que a Cantina da Nona servirá com cinco diferentes molhos: os originais italianos bolonhesa, ao sugo e o de frango. Os outros dois molhos refletem a união de culturas brasileira e italiana: o  Crema de Zuca - uma mistura interessante de abóbora cabotiá, vinho branco, bacon, queijo e creme de leite; e o outro molho destaque do evento, feito de pequi, açafrão e frango, denominado Goiás É Bom Demais, desenvolvido especialmente para o evento.

As tradicionais polentas fritas são o pestico carro-chefe do evento, que também serão servidas pela Cantina da Nona. “É o tempo de fritar e servir. Todos os anos,  aumentamos a quantidade e sempre é pouco”, diz a chefe da cozinha. Entre os italianos, a polenta é um coringa da alimentação e está presente, em diferentes versões, no café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Acesse o portal www.festivalitaliano.com.br e confira todo o cardápio oficial. Os pratos da Cantina da Nova, restaurante oficial do evento, custarão entre 10 e 30 reais.

 

Sobre o 13º Festival Italiano de Nova Veneza

 

Agendado para 1º a 4 de junho, o 13º Festival Italiano de Nova Veneza já faz parte  do calendário cultural do Estado de Goiás. O evento é realizado em Nova Veneza, a 29 quilômetros de Goiânia, e seus organizadores esperam um público de 100 mil visitantes.


A cidade foi formada a partir da ocupação dos italianos no Brasil e que, por isso, é considerada um pedaço da Itália no coração de Goiás.  Toda a cidade envolve-se com a programação que, a cada ano  reforça a identidade cultural dos moradores, que oferecem para o público um  cardápio recheado de gastronomia italiana, além música, dança, esporte e artesanato típicos.








coordenação geral: Hermione Stival Moreira / Adilon José Ferreira   apoio: Maria do Carmo Basílio